acupuntura

A acupuntura como tratamento para dor crônica no joelho

A acupuntura tem se tornado uma ação muito visada pela classe médica para tratar vários tipos de problemas de saúde. É uma técnica eficaz quanto a ação de medicamentos e outras substâncias e além de suavizar os problemas, ela proporciona uma sensação de bem-estar. Também é capaz de estimular os órgãos, músculos e outras partes do corpo a terem mais resistência e vigor.

A acupuntura tem sido usada para tratamento das dores crônicas nos joelhos. A Universidade de York, no Canadá, divulgou uma estimativa, de que 9.700 pessoas por ano tendem a desenvolver dores crônicas nos joelhos. O uso da terapia das agulhas para amenizar esse quadro é uma ótima alternativa para que essas pessoas tenham uma melhor qualidade de vida.

O uso da acupuntura

O principal enfoque da técnica é oferecer maior bem-estar e equilíbrio no funcionamento do corpo.Na visão da Medicina Chinesa, essa região é  afetada com a falta de energia (Qi dos Rins) para locomover os tendões, nervos, músculos e ossos da articulação. Por ser uma articulação, muitas pessoas podem pensar que a acupuntura pode até piorar a situação, mas na verdade, a técnica melhora e garante uma melhor liberação de substâncias prazerosas pelo corpo como a endorfina e a serotonina.

No caso dos joelhos, a ação é bem específica. O procedimento estimula os nervos do joelho e outros tecidos da região a se distenderem e a ficarem menos rígidos, para que a dor e a inflamação sejam aliviados. Como os joelhos podem ficar inflamados com as dores crônicas, a técnica promove uma liberação de substancias que agem como imunomoduladores. Assim, a área que recebe a aplicação é suavizada e desinflama.

Relação do procedimento com o processamento da dor

Quando a técnica é feita atingindo os pontos certos dessas estruturas, a rede neuro-hormonal – neuropeptídeo Y e serotonina, endorfinas e encefalinas, opioides – entende que a dor está sendo tratada e o cérebro processa a sensação de conforto e alívio ao corpo. Os sinais elétricos e químicos gerados pelo sistema nervoso promovem o controle da dor e inflamação.

Cuidados importantes

Embora seja uma ação bastante benéfica, é importante destacar que a acupuntura não tem a missão de suprimir completamente  as dores crônicas dos joelhos. Ela alivia na maior parte dos casos, muitas vezes a dor pode desaparecer completamente, mas quando já há lesão estrutural do joelho estabelecida como lesões  de meniscos ou cartilagens há a possibilidade das dores retornarem.

No entanto, a técnica pode aumentar significativamente a  qualidade de vida do indivíduo e assim, ele terá conforto.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em Manaus.

Comentários
Avatar

Posted by Dr. Antonio Luiz Boechat

Deixe uma resposta